Não acredite no médico que falou para você não fazer musculação

Tempo de leitura: 5 minutos

0 Flares 0 Flares ×

Os benefícios da musculação vão muito além de um corpo definido. Essa prática é capaz de proporcionar diversos benefícios ao seu corpo, e também a sua mente, podendo ser direcionado para os mais variados objetivos. Embora em algum momento, você já deve ter se deparado com algum médico que falou para ti não fazer musculação.

 

 

O médico que falou para ti não fazer musculação demonstra não entender de fisiologia do exercício e muito menos da Medicina do Esporte.

Estou há mais de 40 anos acompanhando pacientes com problemas ortopédicos e estudando o efeito dos exercícios na saúde. Posso afirmar que a musculação é um dos exercícios mais seguros que existe.

A musculação pode ser adaptada a qualquer problema, ou limitação que uma pessoa tenha. Por isso não existe nada que impeça alguém de fazer musculação. Só não podem aderir a essa prática pessoas tetraplégicas, por uma questão óbvia.

Quer entender porque não se deve acreditar no médico que falou para ti não fazer musculação? Então continue lendo o post e confira os reais motivos para fazer dessa modalidade de exercícios físicos uma prática constante em sua vida:

 

Medicina da Saúde

A medicina da Saúde,  é aquela que foca no desenvolvimento da saúde, a aumentando ao ponto de impedir que a doença se manifeste. Tem a consciência de que um dos principais fatores de doença e de envelhecimento é a perda de massa muscular.

E à medida que perdemos essa massa muscular estamos propensos a desenvolver todo o tipo de doença. E acredito sim, que nós envelhecemos porque perdemos massa muscular.

 

Medicina da doença

Já a medicina tradicional, é aquela que cuida das doenças. Afirma de forma equivocada, que perdemos massa muscular a partir dos 30 anos porque envelhecemos.

Mas, como a medicina da doença pode afirmar uma coisa tão errada?

Porque ela se baseia em estatística, e os dados são claros: à medida que as pessoas vão ficando com mais idade vão perdendo massa muscular.

Após os 40 anos, podemos perder por ano até 1% de nossa massa muscular. Mas isso só acontece com pessoas sedentárias. Estamos falando da grande maioria da população, que estão entre os normais na curva de Gauss da estatística.

No entanto, aquelas pessoas que fazem musculação (ou qualquer exercício com peso ou contra resistência), não perdem massa muscular com a idade, pelo contrário, essas na realidade podem ganhar muita massa.

Isto também contraria uma afirmação errada da ciência tradicional que afirma que ou nos dedicamos a perder gordura, ou a ganhar massa muscular, já que para essa medicina não é possível querer as duas coisas ao mesmo tempo.

 

A musculação é um dos exercícios que mais aumenta a saúde

Hoje eu tenho 66 anos e tenho mais músculos do que quando tinha 30, e um dos motivos é a musculação. E, sem nunca usar anabolizante ou substâncias hormonais.

E, não sou a exceção, todos os participantes do programa Pro Ser que eu acompanhei (são mais de 2.000) ganharam massa muscular fazendo musculação.

E todos ganharam músculos, ao mesmo tempo em que emagreceram eliminando assim a gordura desnecessária.

Por isso eu constato que qualquer pessoa, não importa a idade, ou a composição corporal pode ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo.

 

A fórmula “secreta” é fazer musculação com consciência

Mas, o que as pessoas precisam saber para fazer a musculação de forma completamente segura, sem nunca se machucar ou agravar algum problema que já tenham, é fazer musculação com consciência.

Ou seja, ficar completamente atento a qualquer aviso que o corpo emite. E assim prestar atenção nas mínimas reações do corpo a cada movimento do exercício.

E para aqueles que estão iniciando, o ideal é trabalhar os músculos com os olhos fechados. Isto para não se distraírem com o movimento da academia, com as pessoas, a televisão, a música, etc. Finja que só você, e o seu corpo existem naquele momento.

E interrompa o exercício que estiver fazendo, ao primeiro sinal de desconforto ou mal estar que o corpo emite. Essas sensações acontecem bem antes de se machucar ou de aparecer uma dor.

Nosso corpo tem sabedoria própria, sempre avisa a nossa mente quando estamos fazendo algo que pode lhe fazer mal. Por isso precisamos aprender a ouvir a voz do nosso corpo. Isso se chama consciência corporal.

Inclusive aquelas pessoas que sentem alguma dor devem fazer musculação, para combater essa dor de forma natural.

Então, agora que você já sabe por que não se deve acreditar no médico que falou para ti não fazer musculação, compartilhe esse post. Leve esse conhecimento de saúde para o número maior de pessoas que conseguir. Assim, você faz parte dessa corrente do bem que deseja levar saúde para todos. Eu te desejo uma SuperSaúde, e até a próxima!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *