As gorduras ruins que nunca se deve comer

Tempo de leitura: 5 minutos

0 Flares 0 Flares ×

 

A gordura traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, afinal além dele ser o melhor combustível para nosso corpo, ele também é capaz de curar diversas doenças. No entanto devemos ficar atentos as gorduras ruins, pois essas podem prejudicar, e muito o nosso organismo.

 

 

A gordura é o melhor e mais saudável nutriente que existe, se comparado com a proteína ou com o carboidrato, por exemplo.

 

Porém mesmo as gorduras saudáveis, se forem mal-usadas, ou ingeridas em grande quantidade podem prejudicar o funcionamento do organismo, assim como o excesso de qualquer outro alimento.

 

E neste post selecionamos as gorduras ruins que você nunca deve introduzir em sua alimentação. Confira:

 

 

1.     Frituras

 

As frituras não devem fazer parte de nossa alimentação, pois elas não são nem um pouco saudáveis.

 

O recomendável é nunca usar os óleos vegetais, não só para fritar, mas para qualquer uso. O azeite de oliva, por exemplo, se usado para fazer frituras, se oxida e se torna uma gordura trans.

 

Pois para fritar a temperatura ultrapassa os 200º C, e nessa temperatura há um processo de desnaturação das proteínas, onde elas perdem suas propriedades.

 

Quando cozinhamos em panela usando a água, a temperatura máxima é de 100º C que é o ponto de ebulição da água, preservando assim a qualidade dos nutrientes.

O churrasco gaúcho, por exemplo, quanto mais perto do fogo for assado, maior será a temperatura, logo será mais gostoso.

 

No entanto quanto mais alta for a temperatura e mais chamuscada for a carne, maior será a produção de substâncias potencialmente cancerígenas (como as aminas heterocíclicas).

 

 

2.     Óleos vegetais

 

Todos os óleos vegetais (seja de canola, de milho, de girassol, de amendoim, de soja), passam pelo processo industrial para se tornarem parcialmente hidrogenados, ou seja, trans.

 

Mas por que o azeite de oliva extra virgem e o óleo de abacate que também são vegetais podem ser usados?

 

Porque são extraídos por prensagem à frio, e são outro tipo de gordura: a saturada, que não se altera em meio ambiente.

 

Então para cozinhar os melhores são: o óleo de coco, a manteiga, o azeite de oliva extra virgem (menos para fritura) e a banha de porco.

 

 

3.     Gorduras trans

 

Todas as gorduras adicionadas a qualquer alimento industrializados passam por um processo de hidrogenação, ou seja, é adicionado moléculas de hidrogênio para ficar em estado sólido e não se alterarem com o tempo.

 

A gordura trans deve ser evitada por todos, mas o que ninguém sabe é que a legislação brasileira permite que a indústria coloque gordura trans até uma certa quantidade, e minta no rótulo dizendo que é sem gordura trans.

 

4.     Todos alimentos industrializados

 

A bolacha recheada que você dá para o seu filho ou seu neto tem gordura trans, mesmo que no pacote diga que não.

 

E além dessa gordura ruim, tem uma série de outras gorduras trans que recebem outros nomes, como hidrogenada, esterificada e mais outros 20 nomes diferentes, utilizados para nos enganarem.

 

Não existe gordura saudável ou aceitável em algum produto alimentício industrializado, todas prejudiciais.

 

O pior é que, quanto mais gordura, mais saboroso ou palatável fica o alimento. Por isso os salgadinhos e bolachas são os campeões de venda e para o público mais sensível a esses venenos: as crianças.

 

Leiam, por favor, o rótulo de qualquer produto infantil que vocês estão comprando para seu filho ou seu neto, e ficarão assustados com a quantidade de produtos químicos (entre eles várias gorduras) que eles contêm.

 

Qualquer adulto tem o direito de comer produtos industrializados e prejudicar sua saúde. Mas é um crime oferecer esses produtos para as crianças que não ainda não tem o poder de escolha.

 

5.     Margarina

 

Essa gordura prejudicial é a vergonha da classe médica, pois qualquer estudioso sabe que todas as margarinas fazem mal para a saúde. E mesmo assim a Sociedade Brasileira de cardiologia deu seu selo aprovando dois tipos de margarinas.

 

E por curiosidade, se você quiser saber o que não deve comer, pesquise no google os alimentos aprovados pela sociedade dos cardiologistas, pois todos os produtos aprovados por essa sociedade permissiva fazem mal comprovados ao organismo.

Mas quando eu afirmo que todos os produtos industrializados fazem mal para a saúde, por conterem gorduras agressivas ao nosso organismo ou substâncias químicas prejudiciais, eu estou incluindo além dos óleos vegetais e da margarina:

 

  • Biscoitos (todos, seja os recheados ou os de água e

sal);

  • Todos os salgadinhos, não só a batata frita
  • Bolos industrializados
  • Sorvetes
  • Chocolate em barra comum e bombons. Menos os 100% de cacau (aceita-se até 85%)

 

 

Agora que você já sabe quais são as gorduras ruins que você nunca deve comer, compartilhe esse post para que outras pessoas também possam ter acesso a esses conhecimentos. Eu desejo sempre a você uma SuperSaúde, e até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *