Se o teu exame de sangue está normal você provavelmente está doente

Tempo de leitura: 4 minutos

0 Flares 0 Flares ×

Os valores normais de exame de sangue fazem parte da abordagem da medicina tradicional, essa que é focada apenas em tratar doenças, e não na recuperação completa da saúde. No entanto saiba, que se os teus exames de sangue estão normais, você provavelmente está doente.

 

Para avançar no caminho da saúde e depois da Supersaúde precisamos saber se estamos no caminho certo, e uma das maneiras de nos avaliar são através dos exames laboratoriais, os exames de sangue.

Mas cuidado: se os teus exames de sangue estão normais, você provavelmente está doente, pois para ser saudável você precisa ter os exames ideais.

E se você ficou curioso em saber mais, então o confira o post até o final, e entenda melhor sobre esse assunto:

 

Resultados normais X Resultados ideais

Ter um resultado ideal, ao invés de normal em um exame de sangue poderá determinar não só uma qualidade de vida elevada no presente, como ter a garantia de não ficar doente nos próximos anos.

Ser normal é estar na média, inclusive o mais famoso discípulo de Freud, Jung, já dizia que: “Ser normal é o objetivo dos fracassados”, e o Prof. Hermógenes: “Deus me livre de ser normal”.

Para calcular a média, se levanta os resultados de toda uma população, coloca numa tabela estatística e desenha uma curva chamada de curva de Gauss. Nesta população estão incluídos todos os indivíduos, desde aqueles extremamente saudáveis até os indivíduos mais doentes.

  • No centro da curva estão os mais normais;
  • No canto a esquerda, estão os 0,1% que apresentam os melhores resultados para determinado exame. Esses que tem os resultados ideais, ou seja, são os mais saudáveis.
  • E no canto a direita, estão os 0,1% mais doentes, ou seja, aqueles com os piores resultados.

Vamos entender na prática

Ao analisarmos o exame chamado de glicemia, que mede o nível de glicose no sangue. O resultado do exame descreve como valores de referência a faixa normal entre 70 e 99 mg/dL.

Na Medicina da Saúde não aceitamos trabalhar com faixas de normalidade, e usamos a expressão quartil para avaliar os resultados. Quartil é a divisão de todo o intervalo de normalidade em quatro partes.

Na glicemia o intervalo da normalidade é 99 – 70 = 30, e dividimos então o valor 30 por 4, obtendo 7,5 para cada quartil.

  • O melhor quartil é 70 + 7,5 = 77,5, ou seja, o melhor resultado de glicemia possível é estar entre 70 a 77,5 mg/dL;
  • Já no segundo quartil: os resultados estão entre 77,5 e 85 mg/dL;
  • E no terceiro entre 85 e 92,5 mg/dL.

O pior quartil, os seja os piores resultados de glicemia dentro da faixa de normalidade e são aqueles entre 92,5 a 99 mg/dL.

Mas um trabalho de metanálise de alguns anos atrás concluiu que indivíduos que tinham glicemia acima de 93 mg/dL, tinham alta probabilidade de desenvolver diabetes e outras doenças degenerativas em 10 a 15 anos.

Indo adiante, outros estudos afirmaram que ter glicemia acima de 85 mg/dL é ter a possibilidade de desenvolver doenças degenerativas em 10 anos.

Já outros trabalhos ainda afirmam que ter glicemia abaixo de 80 mg/dL é ter a garantia de nunca se ter diabetes no futuro.

Então mesmo que o seu médico diga que o seu exame está normal, faça o cálculo dos quartis e busque os resultados para ficar entre os melhores.

 

Medicina tradicional X Medicina da saúde

A medicina tradicional considera uma glicemia normal é de 70 a 99 mg/dL. Já a medicina da saúde defende que a glicemia deva ser menor que 80 mg/dL.

Na Medicina focada em doenças, quando os valores são de 100 a 109 mg/dL é chamada de Glicose de Jejum Alterada, ou seja, não é mais normal, mas a medicina ainda não a chama de doença. E, quando a glicemia for de 110 a 125 mg/dL é chama-se de pré-diabetes.

Ou seja, não é normal, mas também não é diabetes. Seria uma doença intermediária, pois apenas é considerado doença da diabetes quando a glicemia for maior do que 126 mg/dL.

A medicina da Saúde, que tem o foco na saúde e defende que qualquer perda. E que devemos utilizar alguns dos recursos disponíveis para recuperá-la.

Por isso, que a Medicina da saúde só aceita valores ideais nos exames, ou seja, aqueles que estão no melhor quartil.

Espero que a partir de agora, você nunca mais fique satisfeito, pois se os teus exames de sangue estão normais, você provavelmente está doente.

E se você gostou desse assunto e deseja fazer parte dessa corrente do bem, não se esqueça de compartilhar esse post com as pessoas da sua relação, assim você estará contribuindo para a saúde delas. Eu desejo que você tenha sempre uma SuperSaúde, e até o nosso próximo encontro!

 

 

 

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *