Como Você Está na Olimpíada da Sua Vida?

Tempo de leitura: 7 minutos

0 Flares 0 Flares ×

Acabamos de sair dela, foi um movimento muito grande no Brasil e todos nós, outros mais, outros menos, ficamos observando como espectadores e até como torcedores, alguns dos mais de 10.000 atletas que competiram em 42 modalidades.

Agora que terminou esta olimpíada, o que continua é a olimpíada da vida, a que todos nós participamos. Alguns de nós participamos como espectadores olhando a vida passar e outros como atletas. Alguns são atletas de final de semana, “De vez em quando eu faço alguma coisa na olimpíada vida, no treinamento para a olimpíada da vida”, outras vezes nós somos atletas cotidianos “Eu treino muito”.

A olimpíada da vida é um decatlo (conjunto de dez provas atléticas que tem por objetivo conhecer o decatleta, o atleta mais completo), a vida, que é o juiz, nos avalia em dez modalidades de exercícios importantes, e nós temos que pontuar nas dez modalidades para poder competir pela medalha de ouro. Mas temos que competir e treinar diariamente para competir. Essas são as 10 modalidades:

1) Aumento da força física: podemos fazer com musculação, crossfit funcional, ginástica e etc. Isso é o ganho de massa muscular.

2) Aumento da capacidade cardíaca: Fazer com que o coração, pulmão e cardiovascular fiquem mais fortes. Conseguimos isso através das várias modalidades de corrida.

3) Melhoria da composição corporal: Diminuir a gordura desnecessária do corpo e aumentar a massa muscular. Como se faz isso? Através de alimentação saudável.

4) Emoções: Como se você trabalha as emoções? Como se observa as emoções? Como se controla as emoções? Você consegue fazer isso cotidianamente? Se você consegue fazer isso, você está investindo num treinamento dessa modalidade.

5) Relacionamentos: São os relacionamentos com parceiros, com os filhos, com os pais, com os irmãos, com os amigos, com os parentes, com os colegas trabalho, com os vizinhos, com os conhecidos, com os desconhecidos da sua cidade e com os desconhecidos do mundo. Como você está todos os dias trabalhando a melhoria? Porque em uma é preciso melhorar o desempenho em cada uma das modalidades que a gente trabalha.

6) Atividade profissional: onde entra a preparação da atividade profissional dos estudantes, a atividade profissional para quem está trabalhando e entra também aqueles que já se aposentaram e devem estar fazendo alguma ação para se sentir positivo, para a construção desse mundo melhor. Como você está? Como está essa busca de conhecimentos? A cada dia estão continuando a busca do conhecimento todos os dias pra melhorar essa modalidade, ou você acha que está suficiente não precisa mais treinar?

7) Atividade social: Como eu me relaciono com a sociedade? Qual o papel eu estou fazendo para transformar o meu mundo melhor?

8) Atividade ambiental: Aqui tem muita gente que não disputa essa modalidade. Como estão minhas atitudes com o meio ambiente? Todos os dias, eu faço alguma coisa pra melhorar essa relação com o meio ambiente? “Ah, mas eu não preciso”. Não existe isso. Todos nós somos completamente integrados. Entre nós, seres humanos e entre os todos os seres vivos, animais, vegetais, e já ouvi falarem que autores filósofos, disseram que inclusive com os minerais nós somos muito integrados e que algumas pessoas utilizam os cristais, minerais mais refinados, para tratar doenças.

9) Meu sentido de vida: Para que eu estou vivendo? Qual é a minha missão cósmica? Qual é a razão de eu estar aqui nesse mundo? Qual foi a combinação que eu fiz com essa inteligência superior que pode ser Deus. Como eu estou expressando meus dons e meus talentos, aquilo que eu tenho de melhor e que só eu tenho? Eu sei quais são, eu estou em busca deles.

10) Espiritualidade: Não estou falando na religiosidade, mas sim falando na espiritualidade. Aqueles aspectos transcendentes da vida. Eu estou trabalhando aquelas dimensões mais elevadas, altruísmo, compaixão, ética, integridade, para transformar em um ser mais evoluído, um ser melhor.

Essas dez modalidades são julgadas todos os dias. Às vezes você está competindo nas dez, então você está disputando a medalha de ouro. Às vezes não dá e às vezes a gente fica muito doente e não pode ir para a academia. A vida sabe que não foi possível. A vida sabe que você faltou por alguma razão e não te tira pontos nestes dias. Mas se você faltou para ver televisão, faltou para fazer qualquer outra coisa, ou se comeu uma porcaria que faz mal pra tua saúde, a vida te tira pontos disso.

Regulamento da Olimpíada da Vida

Todo mundo é avaliado diariamente, ninguém é comparado com outro atleta, a sua competição é sempre contigo mesmo, nós temos que pontuar nas 10 modalidades todos os dias. Claro, eu não faço musculação todos os dias eu faço de 2 a 10 dias, mas porque eu preciso do repouso no meio disso. A vida sabe disso!

Medalha de Ouro

A vida também dá medalha de ouro para todos que chegaram ao final do dia, na reta final, ou seja, deram o melhor de si. Você sabe qual é o melhor de si. Hoje não é o mesmo melhor de si de um ano atrás. Hoje você está melhor porque você evoluiu. A vida já te deu alguma coisa em troca. E outro regulamento: a medalha de ouro que você ganha hoje não é permanente, se amanhã você não fizer ela é retirada. Portanto, não adianta guardar ela, você vai ter que manter essa medalha todos os dias, vai ter que fazer por merecer a medalha todos os dias.

Tem pessoas que não querem competir para a medalha de ouro: “Ah não, eu não vou fazer nada pelo social”.

Você vai competir para medalhas de prata, vai competir nas outras nove modalidades: “Não, mas eu também não quero estudar mais, eu não quero melhorar, eu estou aposentado, quero ficar sentado vendo televisão”.

Então vai competir pela medalha de bronze: “Mas eu também não quero correr”. Então vai competir pela medalha de quê?

Tem alguns que competem pela medalha de latão enferrujado, não fazem nada. Estão lá no último degrau, mas deixando as coisas de lado. São espectadores da própria vida, olhando a vida passar e todo final do dia eles recebem a medalha de latão enferrujado.

As medalhas não vêm sozinhas, as medalhas vêm com presentes junto: uma saúde cada vez melhor, um nível emocional superior, emoções positivas, relacionamento harmônico em todas as áreas, sucesso em todas as áreas que são importantes para você. Sensação de paz, saúde e bem-estar. Sensação de viver uma vida plena de significado, a expressão da felicidade, vivenciar os aspectos transcendentes da vida, descobrir um nível elevado de espiritualidade, seja lá como você define espiritualidade.

Para pensar:
-Como é que você está na olimpíada da vida?
-Como estão seus treinos hoje?
-Como vão ser teus os treinos até o final do dia?
-Está dando o melhor de si, ou está fazendo mais ou menos?
-Está querendo bater seus recordes nessas dez modalidades?
-Está competindo pela medalha de ouro, ou te serve a de bronze?
-Está ainda no grupo que compete pela medalha de latão enferrujado?

Essa é a verdadeira olimpíada, e é para isso que a gente tem que expressar a razão do nosso viver. Trabalhando essas dez modalidades, o decatlo da vida, nós vamos conquistar uma supersaúde.

 

0