Você Sabia Que Caminhar Não Aumenta a Saúde?

Tempo de leitura: 1 minuto

0 Flares 0 Flares ×

Apesar de quase todos os médicos recomendarem às pessoas que caminhem para aumentarem a saúde, não há evidência científica que confirme essa afirmação.

Vamos entender um pouco o porquê caminhar não aumenta a saúde, e apenas diminui e retarda o aparecimento das doenças.

Quando alguém realiza caminhada para aumentar a saúde, está objetivamente querendo aumentar a saúde cardiovascular e respiratória, ou seja, quer melhorar a função do coração dos pulmões e da macro e microcirculação. E, para saber se isto está acontecendo, é necessário usar algum dos muitos indicadores, como frequência cardíaca em repouso ou algum teste como o teste de Cooper.

É cientificamente provado que nenhum dos indicadores de saúde cardiovascular e respiratória aumenta com a caminhada.  Eles apenas diminuem menos do que diminuiriam se o indivíduo fosse sedentário e não fizessem esse tipo de exercício. Por isso, muitos praticantes de caminhadas acabam sendo diagnosticados com doença cardíaca ou vascular e terminam por colocar “stent”, sofrer um infarto ou até ter um AVC.

É claro que, se não fizessem caminhadas, provavelmente estes pacientes teriam este problema alguns anos antes. Mas, quem de nós quer apenas adiar um evento desta natureza? O que todos desejamos é nunca ter nenhum problema cardiovascular ou respiratório. Na verdade, todos queremos aumentar a nossa saúde (os indicadores) nestas áreas, e, para isso, precisamos fazer exercícios que provoquem o nosso organismo a promover uma melhoria gradativa. E isso SÓ SE CONSEGUE COM CORRIDAS.
Em outro artigo falarei sobre como fazer, em qualquer idade, corridas com segurança.

19

4 Comentários


  1. Quero emagrecer sou hipertensa e diabética


    1. Assista ao Work Shop e os vídeos do YouTube e coloque em prática todas as dicas e ensinamentos. Só depende de teu esforço.


  2. Olá !
    Tenho 52 anos e gostaria de iniciar a correr, embora a corrida afete um pouco minha dor cervical!
    Mas sinto que preciso aumentar a capacidade cardiorespiratória…
    Grato

Comentários encerrados.