Você Quer Melhorar a Memória?

Tempo de leitura: 2 minutos

0 Flares 0 Flares ×

Então faça exercício! Você que está prestando concurso, estudando, fazendo tese. Esse artigo foi feito para você!

Esse texto eu resolvi escrever quando li na semana passada um artigo na revista Current Biology, realizada na Universidade Hebdo na Holanda. Um artigo muito interessante. Fizeram um treinamento de 40 minutos de imagem com 72 homens. Terminado o treinamento, fizeram um teste de recordação imediata, memória imediata e assinalar. Dividiram este grupo em três fases: Um grupo fez exercício de bicicleta, pedalando em uma velocidade moderada durante 35. Um segundo grupo, fez o mesmo treinamento só quatro horas depois do aprendizado. E o terceiro grupo não fez nada.

Dois dias depois, estes homens voltaram para o laboratório e refizeram o teste anterior, acompanhado de exames de ressonância magnética para avaliar a circulação de sangue. O grupo que fez exercícios teve resultados muito superiores do que os resultados do grupo que não fez exercícios.

Uma curiosidade que não souberam explicar

O grupo que fez exercícios quatro horas depois do aprendizado, teve resultado recordatório maior do que o grupo que fez exercícios, mas não foi muita diferença. Outra coisa interessante é que a atividade neural medida pela ressonância magnética no hipocampo que é a zona da memória foi muito mais ativa em quem fez exercício. Confirmando que há um processo significativo de acúmulo de conhecimento nesta zona. Há vários trabalhos nessa linha de memória. Tem outro trabalho que mostra que quando nós estudamos a memória, o conhecimento adquirido, fica armazenado em uma zona no hipocampo. E quando nós dormimos adequadamente, um sono reparador, esse conhecimento vai sendo armazenado na substância cinzenta.

Portanto, o que eu fazia na faculdade, vestibular, ficar estudando até cinco, seis horas da manhã, é um tiro no pé. Pois você estuda, estuda, estuda e acaba não gravando nada.

Se você quer uma memória de longo prazo, se você quer cravar isto que está estudando, termine seu estudo e vá fazer exercício. Vá correr, vá para a academia. Não precisa esperar às quatro horas.

Vá fazer exercícios, não vá descansar, pois se for descansar vai perder este conhecimento, e se fizer exercício, vai gravar o conhecimento no seu hipocampo.
Espero que tenha lhe sido útil este artigo e que reforce ainda mais a importância do exercício. Uma supersaúde para você!

5