Suco de Fruta Faz Mal à Saúde?

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares 0 Flares ×

Por mais que esta informação vá na contramão dos conselhos médicos e nutricionais, o famoso suco de laranja espremido na hora e todos os demais sucos de frutas FAZEM MAL PARA A SAÚDE.

Continue a ler este texto que você vai entender o porquê. A ciência comprova esta afirmação.

Antes de qualquer coisa, existe um suco que auxilia a desenvolver a saúde: é o suco de limão, que é a exceção que confirma a regra, e você deve tomá-lo, diariamente, preferencialmente  pela manhã, em jejum.

Mas, para saber por que o suco de laranja faz mal para saúde precisamos entender como a fruta funciona em nosso corpo.

A laranja tem muitos componentes. Alguns maravilhosos (vitaminas, minerais…), mas também tem açúcar (frutose). Este açúcar ao entrar no sangue estimula o pâncreas a produzir insulina. Esta tem a função de colocar o açúcar para dentro da célula. O que sobra, ela transforma em glicogênio (reserva para uso imediato). O resto vai para o fígado, para ser transformado em gordura para ser armazenada.  Esta gordura pode ser visceral, e se depositar nas artérias e outros órgãos do corpo, ou localizada, que é onde mais aparece.

Quanto mais açúcar se encontra no sangue, mais insulina é produzida. E, esta insulina a mais, atua de forma agressiva ao nosso organismo, sendo uma das principais causa do aumento da inflamação crônica circulante, que é o que determina o aparecimento e o agravamento de todas as doenças que existem.  Mas, isso é tema de outro artigo.

Quando comemos UMA laranja, ela é mastigada, sofre as ações dos sucos gástricos e passa para o intestino onde completa a digestão. À medida que ela vai sendo digerida, ela vai entrando em nosso sangue e vai até o pâncreas e estimula a produção de insulina. O tempo que este processo demora é de, mais ou menos, duas horas.  E, a quantidade de insulina produzida por minuto está dentro de parâmetros adequados para a saúde.

Quando comemos duas laranjas (ou duas outras frutas equivalentes) o processo digestivo leva o mesmo tempo. Mas, a quantidade do açúcar que entra no sangue é, lógico, o dobro do que quando comemos uma laranja. Este pequeno excesso provoca sempre uma produção de insulina exagerada. E esta insulina irá desencadear muito mais estragos no nosso organismo do que os benefícios dos nutrientes que a laranja nos oferece. Reforçando: comer duas ou mais frutas no mesmo tempo é desaconselhável para quem quer desenvolver a saúde.

Agora, se eu fizer um suco com UMA LARANJA, o tempo de digestão é quatro ou cinco vezes mais rápido (menos de quinze minutos) e estimula o pâncreas a produzir quatro ou cinco vezes mais insulina pela unidade de tempo. Esta quantidade de insulina será SEMPRE PREJUDICIAL a qualquer organismo e gerará varias reações prejudiciais. Se o indivíduo for supersaudável, depois de várias horas (talvez mais de 12 ou 24 horas), ele conseguirá recuperar o estrago feito pela insulina. Mas, se já tiver obesidade ou outra doença, o estrago perdurará por vários dias.

Agora, imagine um suco de laranja que é feito com quatro ou cinco laranjas ao mesmo tempo. Alguns estudiosos dizem que um copo de suco de laranja é muito mais prejudicial do que comer um doce.

Duas dicas para quem quer desenvolver a máxima saúde:

  • Nunca tome nenhum suco de fruta (exceto limão, como vimos);
  • Nunca coma duas frutas ao mesmo tempo. Dê ao menos, 90 minutos de intervalo entre as duas.
18

3 Comentários


  1. Tenho fibromialgia e sofro muito com dores nos ombros, braços e pés.
    Posso fazer todos os exercícios?


  2. Apesar de às vezes não saber manusear bem certos assuntos,quero deixar registro que gostei muitos de algumas matérias postadas pelo Dr Uronal Zancan,e até aderi algumas dicas.

Comentários encerrados.