Outubro Rosa: Caminho Errado

Tempo de leitura: 5 minutos

0 Flares 0 Flares ×

O outubro rosa encaminha as mulheres para o caminho errado. Antes de pensar que eu sou contra o combate ao câncer de mama, pelo contrário, eu sou contra a abordagem no mundo inteiro neste outubro rosa.

Este é um assunto que nunca me deram a oportunidade de falar e agora a internet está me permitindo abordar esse tema que causa muita dor para as mulheres e suas famílias. Mas eu quero abordar sobre o enfoque positivo da saúde e não negativo da doença. Quero dizer para vocês o que vocês nunca ouviram falar no outubro rosa: Nenhuma mulher precisa ter câncer.

Ou de uma forma diferente: O câncer de mama é 100% prevenível. Não importa se você tem histórico familiar de câncer de mama, até por que a maior parte das mulheres que tem câncer de mama não tem histórico na família. Você nunca pode ter câncer de mama. E o que você vai ouvir exaustivamente durante esse mês? “Todas as mulheres devem fazer o autoexame. Todas as mulheres precisam fazer a mamografia”. Para quê? Para achar a bolinha.

Mas depois que achou a bolinha é tarde, é câncer, tem que operar. Causa um dano psicológico enorme. Para quê deixar aparecer essa bolinha? Esse enfoque apenas da detecção precoce está errado desde a fundação. O outubro rosa foi fundado nos EUA em 1987. Foi feito uma parceria para produção entre a associação americana de câncer e a Astra Zenica que é uma indústria farmacêutica produtora de vários quimioterápicos contra o câncer de mama. O objetivo da NBCAM é promover a mamografia como arma mais eficaz na luta contra o câncer de mama.

A Astra Zenica fez um trabalho dentro da sua empresa e chegaram a conclusão de que se fizessem a detecção precoce do câncer de mama eles gastariam 400 mil dólares com os funcionários e se não fizessem a detecção precoce gastariam um milhão e meio de dólares. Por isso eles estimularam a associação médica americana a trabalhar com isso.

Nos EUA existe uma crítica muito grande sobre essa abordagem apenas de diagnóstico precoce do câncer de mama, eles dizem até que é o mês da indústria do câncer de mama nacional, pois há um conflito muito grande de interesse entre os maiores patrocinadores do outubro rosa são os mesmos fabricantes de produtos para diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ano passado no New York Times em uma reportagem em outubro analisou todo esse movimento do câncer de mama e chegou a conclusão de que o folclore comercial, oq eu se gasta comercialmente, o que se consome de produtos rosas é altamente superior as campanhas de pesquisas de câncer. Encontraram muitas empresas que ganhar muito vendendo produtos rosa sem contribuir nada para as pesquisas de câncer.

O outubro rosa é um movimento internacional, todos tem o mesmo objetivo: alertar a população, as mulheres e toda a população sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O instituto nacional de câncer de mama no Brasil diz assim: a data é celebrada normalmente com a intenção de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Você quer detectar precocemente um câncer de mama pequeno, ou quer nunca ter câncer de mama?

Várias células se alteram constantemente, várias células criam uma neoplasia e essa neoplasia é o início de um câncer em qualquer parte do corpo. Alguns autores otimistas dizem que são geradas apenas 10 células neoplásicas por dia e os pessimistas dizem que chega a 10 mil. Não existe esse consenso e não tem como saber, mas durante todo o dia nossas células estão se transformando.

Você está tendo suas células se transformando nesse exato momento, mas por que você não cria câncer de mama? Pela sua defesa imunológica: o seu corpo combate essa célula e a destrói. Isso que é a nossa maneira de vencer o câncer de mama.

O câncer quando se manifesta, não é a primeira manifestação, ele já aponta os sintomas durante muito tempo em forma de: infecções (gripe, resfriado, amigdalite, infecções de pele), alergia, alterações intestinais (diarreia, constipação). Quando temos sintomas que dizem estarmos perdendo saúde, dor, desanimo, cansaço, qualquer coisa que te faça pensar “eu não estou legal”, o câncer de mama está no final desse caminho.

Quando você começa a apresentar distúrbios emocionais, seja depressão, seja irritabilidade, seja angústia, pois quando você começar a ter essas coisas pequenas daqui a pouco você pode ter um grande trauma e desencadear o câncer de mama. Para prevenir, para nunca ter câncer de mama nós temos que aumentar o nosso poder imunológico.

Acreditem, o câncer de mama é plenamente prevenível. Quanto maior for o teu indicador de saúde, quanto mais saúde você tem, menor o índice de câncer de mama.

Só manifesta o câncer de mama em quem não se preocupou em desenvolver a saúde.

Desenvolva a tua saúde para que você nunca tenha câncer de mama.  Faça autoexame, mamografia – eu não sou contra! Eu sou contra isto ser colocado como a única opção de prevenção e detecção do câncer de mama. Auxilie as pessoas a terem mais conscientização da saúde.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim” Chico Xavier

Agora eu quero mudar um pouquinho essa frase: “Embora ninguém possa voltar atrás e mudar os erros na saúde que cometeu, qualquer um pode começar agora e construir uma saúde que nunca teve na vida.”

Espero sinceramente que você invista em si mesmo e busque uma supersaúde.

3

5 Comentários


  1. Obrigado Dr. amei aprender,com a graça de DEUS estou no caminho certo,sempre tive duvidas,e achava que estava fazendo erado,porque faço musculação todos os dias e spinning 3 vezes por semana com a nutricionista esportiva mudei toda minha alimentação,mas sempre tive dúvidas,mas o Sr. confirmou o que ela me disse ,nossa muito obrigado.


  2. Amei sempre pensei assim . Eu não quero ter nenhuma doença .Por isso a solução é a prevenção.


  3. Olá!
    Acho que a Frase contida no texto sobre o câncer de mama (tb sou da mesma opinião) poderia ser revista.
    d e: Você quer detectar precocemente um câncer de mama pequeno ou não quer nunca ter câncer de mama? (Eu colocaria uma vírgula antes de “ou”, pois são ideias diferentes. Tb. tiraria a palavra “não” antes de quer.)

    p a r a: Você quer detectar precocemente um câncer de mama pequeno, ou quer nunca ter câncer de mama? (Também poderia ser assim: ou não quer ter câncer de mama nunca.)

Comentários encerrados.