Como Melhorar o Seu Desempenho na Academia

Tempo de leitura: 2 minutos

0 Flares 0 Flares ×

Você sabia que a grande maioria das pessoas que faz academia não aproveita o exercício?

A finalidade do exercício é impactar o nosso organismo, criando um estímulo para que ele desenvolva uma reação positiva com relação à nossa saúde. Se o estímulo for fraco a reação do organismo será fraca ou nenhuma.

Inicialmente, precisamos entender que podemos fazer exercícios para aumentar a saúde, para manter a saúde que temos ou para diminuir a nossa saúde. O resultado depende, principalmente, do nosso esforço e da intensidade com que fazemos o exercício.

É obvio para todos que se fizermos exercícios que exijam pouco esforço teremos um resultado menor do que se fizermos exercícios que exijam muito esforço. Mas, esse conhecimento óbvio não é colocado em prática

Nestes 20 anos que frequento academia e que acompanho pacientes posso afirmar que 90% dos frequentadores de academia não fazem os exercícios de forma adequada. Eles trabalham com cargas muito leves achando que apenas levantar qualquer peso já vai trazer resultados. Então, ficam anos e anos na academia sem notar mudanças significativas no seu corpo e desistem e saem por aí afirmando que frequentar academia é a coisa mais chata e menos produtiva que existe.

A única regra que existe na musculação é fazer o exercício para impactar, estressar, agredir (criar micro lesões) nos músculos, pois isso, aliado a uma alimentação e um repouso adequados fará com que o músculo aumente.

E, porque aumentar o músculo? Porque se não fizermos isso, ele naturalmente começa a diminuir e perder força a partir dos 30 anos (em média). Após os 40 anos perde mais de 1% ao ano e após os 60 anos a perda é em torno de 2%.

O velho é doente porque é fraco e não porque é velho

A fraqueza muscular, junto com a diminuição da capacidade cardiovascular são para a maioria dos estudiosos as principais causas de doenças que existem.

Por isso, quanto maior for a idade do frequentador de academia, mais intenso tem que ser os exercícios para recuperar a musculatura que perdeu até esse momento. É claro que sempre respeitando os limites e as dificuldades que cada um apresenta. Leia o artigo sobre o cérebro reptiliano para entender de forma fácil como o corpo reage ao exercício de musculação.

E, já que falamos em exercícios na academia, outro erro enorme é achar que caminhar aumenta a saúde. Veja o vídeo e leia o artigo referente à caminhada e entenda melhor o assunto.

46

4 Comentários


  1. Que maravilha dr….muito obrigada pelas dicas e orientações.. O senhor é fantástico e uma pessoa inteiramente íntegra e além de um conhecimento tão aprofundado….grata


  2. Amei o vídeo. …vou caprichar mais na musculação. …faço musculação a anos…tenho 53 anos…faz um ano e meio que entrei na menopausa…..estou me sentindo meia flácida. .mais cansada…..mas não tenho aumentado o peso……vou pensar em tudo que o sr falou….obrigado

Comentários encerrados.