Como Correr Para Aumentar a Saúde

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares 0 Flares ×

Não corra com muita roupa!

No inverno, por exemplo, queremos correr com muita roupa por que não suamos, mas o ideal é correr com roupa leve e sapatos adequados.

Correr na esteira ou na rua?

Se você for correr na rua tem que marcar o tempo ou a distância que você quer correr. Ao começar a correr, não precisa se alongar antes, precisa se aquecer, para fazer isso corra em um ritmo mais lento. Depois que o corpo está aquecido, você tem que correr no maior ritmo que conseguir, mas não tão rápido ao ponto de querer parar. Temos que correr para impactar o cérebro reptiliano. Temos que fazer com que o nosso coração trabalhe com o batimento cardíaco mais alto possível. Você vai ficar ofegante quando fizer isso, então se ficar muito ofegantes, sentindo vontade de parar é por que passou do ponto e está na hora de parar, se ficar muito confortável e gostoso de correr é por que você está indo lento demais e está diminuindo o estímulo metabólico para estimular seu coração, tem que ser no limite. Por isso a corrida tem que ser individual.

Ritmo adequado

Se você vai correr com seu companheiro ou companheira, um dos dois vai estar em um ritmo menor para acompanhar o outro, a corrida quando feita em dois é boa em uma praça. Aquecem juntos durante 4 ou 5 minutos, depois quem estiver com mais pique vai embora e o outro vai no seu limite. Aqui está o segredo, correr no máximo de velocidade possível para manter a corrida.
Quando a gente corre na esteira botamos uma velocidade e ela nos leva a manter essa velocidade, quando corremos na rua nós precisamos ter a vontade para correr, pois nos distraímos com o ambiente e com várias coisas e ao se distrair nós podemos diminuir a velocidade.

Qual o problema de diminuir a velocidade?

Quando eu corro quero tirar o máximo daquele exercício, eu quero aproveitar aqueles 20 minutos que eu estou correndo para ter o melhor resultado possível. Eu não quero ter 99%, eu quero ter 100% e para isso eu preciso ficar o máximo ofegante.

Dica dos últimos 2 minutos

Outra dica sensacional: nos últimos 2 minutos, quando você já sabe onde vai parar, dá um sprint final, faça uma corrida com uma hiper velocidade e entre no espírito do exercício anaeróbico, pois esse final é fundamental para aumentar a capacidade cardíaca.

Quando você chegar ao final não pare, vai diminuindo gradativamente a velocidade e recupere o batimento cardíaco caminhando, não pare. Só depois então faça o alongamento dos músculos que trabalhou panturrilha, músculo superior e inferior da coxa e etc., os fundamentais. Fazendo isso você vai aumentar a sua resistência cardíaca.

No treinamento anaeróbico que já vimos, aumentamos a capacidade cardíaca, que é mais importante que a resistência, mas a resistência também é fundamental para o desenvolvimento da sua saúde.

A corrida é importantíssima, lembre-se quando você está correndo você tem que sair da zona de conforto, se trabalharmos na zona de conforto nós temos poucos ganhos de saúde, mas se você quer ter muitos ganhos, saia da zona de conforto.

Não deixe de colocar a corrida em uma parte dos teus treinos físicos para desenvolver a saúde.

7

1 comentário


  1. Excelente dica sobre emagrecimento, estou precisando de incentivo e muita força de vontade e conseguir encontrar aqui no seu artigo, muito obrigada, vou colcoar em prática e ver se vou conseguir obter os melhores resultados possíveis. Obrigada.

Comentários encerrados.